Carta de Intencionalidade
A nossa escola é maior do que o mundo.
Toda criança tem o direito de viver a infância na sua inteireza.
Inteireza de tempo, de oportunidades, de descobertas, de aprendizagens significativas e de relações potentes.
A Educação Infantil deve ser vista como fase escolar única e importantíssima, na qual o cuidar e o educar são ações indissociáveis. Entendemos que cuidar e educar fazem parte de todas as atividades dentro da escola, desde as mais simples até as mais amplas. Brincar é uma das linguagens da criança nos seus diálogos com o mundo. Inspirados em Reggio Emilia, oferecemos um espaço onde a criança possa brincar, descobrir, criar.
Esse ambiente deve ser desafiador, instigante e estimulante, capaz de conjugar as necessidades educacionais e lúdicas, para que a criança possa viver o desafio e o prazer de aprender, de apropriar-se do mundo que a cerca. Ao brincar, pode imaginar, explorar e aprender, construir autonomia e identidade.
Nesse sentido, há uma dedicação no acolhimento das crianças em nosso espaço escolar.
Na Educação Infantil, documentações pedagógicas são regularmente apresentadas às famílias, permitindo que estas conheçam e compreendam as atividades realizadas na escola. A documentação pedagógica está presente na vida dos alunos com o intuito de registrar o processo e o resultado da aprendizagem da criança.
Programa | ECE |
Early Childhood Education K3 to K5 |
7:30 AM - 3:15 PM |
O Elementary School é projetado para crianças de 6 a 10 anos.
O currículo e o planejamento interligam os padrões internacionais com os padrões brasileiros locais para fornecer a base para novos conhecimentos e habilidades. Este desenvolvimento avança ao longo dos anos, enriquecido pela interação entre os alunos. Todos os anos, os educandos são incentivados a se tornarem mais independentes em seus pensamentos e em seu trabalho.
O espaço e o tempo dos estudantes na escola são organizados de forma a privilegiar o diálogo constante, a busca da compreensão de fatos e informações, as indagações e a pesquisa como conteúdos presentes em todas as aulas. O trabalho em grupos é parte integrante de nossa proposta e traz um olhar ampliado para a diversidade.
Para ajudar os alunos no seu progresso e monitorar o processo acadêmico, os alunos participam do teste MAP duas vezes ao ano e do teste da WrAP no 3º e 5º ano. A Medida de Desempenho Acadêmico (MAP) mede o progresso em Leitura, Uso de Linguagem, Ciência e Matemática. O teste da WrAP foca a linguagem escrita.
Programa | Elementary School |
Elementary School 1st to 5th Grade |
7:30 AM - 3:15 PM |
O currículo acadêmico do Middle School, que abrange os anos do 6th ao 8th grade, é exigente e alinha pré-requisitos internacionais e brasileiros para graduação.
Os estudantes participam de disciplinas ministradas em inglês, português e espanhol. Na grade curricular, disciplinas como música, artes, eletivas, projeto de vida e educação física proporcionam ao educando uma formação integral, que valoriza o desenvolvimento de aspectos cognitivos, individuais e sociais.
Por meio do programa de esportes, no qual a participação do aluno é também dependente de seu desempenho acadêmico, a criança tem a oportunidade de desenvolver suas habilidades motoras e aprender o espírito de equipe e do trabalho em grupo, além de colocar em prática os valores morais de nossa escola.
O “House Program”, ou em português, “Programa das Casas”, tem como objetivo incentivar um trabalho colaborativo através de atividades com a intenção de integrar alunos do Early Childhood Education, Elementary, Middle e High School.
Ao mesmo tempo que habilidades sociais são estimuladas em grupos que possuem alunas e alunos com idades diversificadas, as atividades propostas desenvolvem habilidades acadêmicas, pois os estudantes são expostos a desafios lógicos e que envolvem a interpretação para solução de problemas.
Além disso, o programa tem como objetivo fazer com que as crianças aprendam, de forma lúdica, a importância do respeito ao próximo, liderança e trabalho em equipe.
Os alunos internacionais que não participam das aulas em português são matriculados em cursos abrangentes por meio da K12 International Academy.
Além disso, eles também frequentam aulas de Aprendizagem da Língua Portuguesa (PLL). Assim como nossa escola, a K12 International Academy também é credenciada pela Cognia.
Os alunos do Middle School participam de encontros de aconselhamento, guiados pelo professor-tutor. Preparando os estudantes para tomar decisões nesta importante fase da vida, o professor-tutor é a pessoa que conhece bem os alunos e pode conversar com eles em grupos ou individualmente para monitorar o desenvolvimento acadêmico e social.
O professor-tutor age como um defensor do aluno, provendo constante suporte para cada estudante ao criar essa relação de apoio aluno-professor e ao ouvir e responder aos problemas dos alunos. Os alunos são encorajados a desenvolverem seu pensamento crítico e a habilidade de resolver problemas criativamente.
O High School tem início no 9th grade e término no 12th grade, de acordo com o sistema estadunidense de educação.
A programação do curso reflete o que Sant’Anna considera essencial para preparar estudantes comprometidos, críticos, respeitosos, formados integralmente e bem preparados para continuar seus estudos nas melhores universidades do Brasil e do exterior.
Para auxiliar os estudantes com a adaptação do curso, durante o 9th grade, os alunos participam de uma variedade de atividades de transição. A partir do 10th grade, exames preliminares do SAT (PSAT) e simulados para os principais vestibulares do Brasil integram a programação acadêmica.
Os alunos de todas as séries podem participar de atividades extracurriculares, tais como: Esportes, National Honor Society, Conselho Estudantil, MUN (Model of United Nations), que auxiliam no desenvolvimento das habilidades de liderança.
Em complemento às aulas regulares, os estudantes também cursam disciplinas eletivas que focam em aprimorar diferentes habilidades, em um processo que valoriza o protagonismo e autonomia do aluno na busca por seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Programa | High School |
High School 9th to 12th Grade |
7:20 AM - 3:30 AM |
Os alunos internacionais que não participam das aulas em português são matriculados em cursos abrangentes por meio da K12 International Academy. Além disso, estes alunos também frequentam aulas de Aprendizagem da Língua Portuguesa (PLL).
A plataforma do K12 também está disponível para todos os alunos do High School que desejam cursar disciplinas Honors e Advanced Placement. Assim como nossa escola, a K12 International Academy também é credenciada pela Cognia.
Ao término do High School do Programa Internacional, os estudantes recebem dupla certificação, incluindo a conclusão no Ensino Médio Brasileiro e o Diploma Internacional.
Para mais informações sobre o programa acadêmico e dados relacionados à aprovações em universidades no Brasil e no exterior, acesse nosso School Profile.